6 de set de 2016

Moto com tração nas duas rodas: Tarus 2x2


Carros com tração em todas as rodas são ótimos na terra, na lama e também na neve, tanto que hoje até mesmo sedãs executivos como o Ford Fusion podem ter quatro rodas motrizes. Nas motos os sistemas de tração integral ainda estão restritos a motos produzidas exclusivamente para competição ou área militar. Tanto Yamaha quanto KTM testam há bastante tempo sistemas de tração nas duas rodas, mas nós resolvemos falar da Tarus 2x2, uma espécie de "quadriciclo de duas rodas".

O projeto russo pesa cerca de 70 kg — 17 kg menos que uma Pop — e tem um motor Honda estacionário de 210 cm³ acoplado a uma transmissão de duas marchas. Rende apenas 7 cv, mas o torque é suficiente para subir escadas e transpor troncos de árvores caídos. A tração na roda dianteira é feita por corrente em vez do sistema hidráulico utilizado pela Yamaha na WR 450F 2-Trac.

Para garantir o máximo de atrito os dois pneus têm nove polegadas de largura e utilizam apenas 15 libras ou menos de pressão. A velocidade máxima é de 35 km/h, talvez sem a estabilidade desejada. Como não tem sistema de suspensão, a Tarus pode ser facilmente desmontada e colocada no porta-malas de um carro compacto.

https://www.youtube.com/watch?v=USHGxDp10D0