17 de ago de 2016

Troca de óleo lubrificante



Para sanar as dúvidas dos proprietários colocamos à disposição as informações sobre troca de óleo lubrificante de motos menores que 600 cilindradas vendidas no Brasil. Leia as recomendações a seguir e depois utilize o atalho Control F para localizar uma moto específica.
Porque trocar o óleo nos prazos recomendados?
Com o tempo o óleo perde a viscosidade ideal e é contaminado por combustível e micropartículas metálicas liberadas pelo motor e pela transmissão. Com isso, perde a capacidade de lubrificar e proteger os componentes internos do motor e começa a desgastá-lo. Os fabricantes afirmam que o lubrificante é o maior responsável pela durabilidade do motor. Portanto, a troca de óleo feita corretamente mantém a potência, a economia e a resistência do motor por mais tempo.
O que é uso severo?
Todas as fábricas aconselham antecipar a troca de óleo em caso de uso severo, que nada mais é que a exposição do motor a condições extremas de umidade, poeira e/ou lama, uso predominantemente urbano e/ou esforço para transporte de carga. O uso rodoviário é pouco prejudicial ao motor por exigir rotação constante e proporcionar boa refrigeração. O ideal é reduzir à metade o período de troca de óleo, não menos que isso.
Troca em casa
O óleo velho deve ser colocado no recipiente vazio do óleo novo e entregue à loja ou local credenciado para coletar lubrificantes. Por ser extremamente poluente, não pode ser descartado no lixo doméstico, ralo ou esgoto.
Consulte o manual do proprietário para valores após montagem do motor. 

Intervalo de troca de óleo

Atenção: todos os dados abaixo foram extraídos de manuais do proprietário ou dados fornecidos pelo fabricante ou importador oficial. O Motociclista do Bem não se responsabiliza por eventual prejuízo causado por problemas relacionados à troca de óleo.

Dafra

Zig 50/Zig 100/Super 50/Super 100/Smart 150
  • A primeira com 1.000 km e as demais a cada 3.000 km;
  • Deve ser feita a cada seis meses se a quilometragem não for atingida;
  • 0,8 litro (800 ml) de 20W-50 SL JASO MA (Petronas Selenia Expert 4T 20W50 SL JASO MA/2 recomendado pelo fabricante);
Apache 150/Riva 150
  • A primeira com 1.000 km e as demais a cada 3.000 km;
  • Deve ser feita a cada seis meses se a quilometragem não for atingida;
  • 1 litro de 20W-50 SL JASO MA (Petronas Selenia Expert 4T 20W50 SL JASO MA/2 recomendado pelo fabricante);
Speed 150/Kansas 150
  • A primeira com 1.000 km e as demais a cada 3.000 km;
  • Deve ser feita a cada seis meses se a quilometragem não for atingida;
  • 1,2 litro de 20W-50 SL JASO MA (Petronas Selenia Expert 4T 20W50 SL JASO MA/2 recomendado pelo fabricante);
Next 250
  • A primeira com 1.000 km e as demais a cada 4.000 km;
  • Deve ser feita a cada seis meses se a quilometragem não for atingida;
  • 1,7 litro de 10W-40 SL JASO MA com troca de filtro (Petronas Syntium 4 SX 10W40 API SL JASO MA/MA2 Semissintético recomendado pelo fabricante);
  • Filtro de óleo: substituir em todas as trocas de óleo;
  • 1,5 litro de óleo sem troca de filtro.
Roadwin 250/Horizon 250
  • A primeira com 1.000 km e as demais a cada 3.000 km;
  • Deve ser feita a cada seis meses se a quilometragem não for atingida;
  • 1,35 litro de 10W-40 SL JASO MA com troca de filtro (Petronas Syntium 4 SX 10W40 API SL JASO MA/MA2 Semissintético recomendado pelo fabricante);
  • Filtro de óleo: substituir em todas as trocas de óleo;
  • 1,3 litro de óleo sem troca de filtro.
Citycom 300i
  • A primeira com 1.000 km e as demais a cada 3.000 km;
  • Deve ser feita a cada seis meses se a quilometragem não for atingida;
  • 1,2 litro de 20W-50 SL JASO MA (Petronas Selenia Expert 4T 20W50 SL JASO MA/2 recomendado pelo fabricante);
Maxisym 400 ABS
  • A primeira com 1.000 km e as demais a cada 5.000 km;
  • Deve ser feita a cada seis meses se a quilometragem não for atingida;
  • 1,9 litro de 10W-40 SL JASO MA com troca de filtro (Petronas Syntium 4 SX 10W40 API SL JASO MA/MA2 Semissintético recomendado pelo fabricante);
  • Filtro de óleo: substituir em todas as trocas de óleo;
  • 1,8 litro de óleo sem troca de filtro.


Honda

Pop 100/Biz 100
  • A primeira com 1.000 km e as demais a cada 4.000 km;
  • Deve ser feita a cada 12 meses se não atingir a quilometragem;
  • 0,7 litro (700 ml) de 10W-30 SJ (Honda SAE 10W-30 SJ JASO MA recomendado pelo fabricante);
  • Limpar tela do filtro de óleo e filtro centrífugo a cada 12.000 km (pular duas trocas de óleo).
Lead 110
  • A primeira com 1.000 km e as demais a cada 4.000 km;
  • Deve ser feita uma vez por ano se não atingir a quilometragem;
  • 0,8 litro (800 ml) de 10W-30 SJ (Honda SAE 10W-30 SJ JASO MA recomendado pelo fabricante);
  • Limpar tela do filtro de óleo a cada 12.000 km (pular duas trocas de óleo);
  • Óleo da transmissão deve ser trocado a cada 2 anos. Fabricante recomenda apenas o serviço de concessionárias autorizadas.
PCX 150
  • A primeira com 1.000 km e as demais a cada 8.000 km (oito mil);
  • Deve ser feita uma vez por ano se não atingir a quilometragem;
  • 0,9 litro (900 ml) de 10W-30 SJ com limpeza de filtro (Honda SAE 10W-30 SJ JASO MA recomendado pelo fabricante);
  • Limpar tela do filtro de óleo a cada troca de óleo;
  • 0,8 litro (800 ml) sem limpeza de filtro;
  • Óleo da transmissão deve ser trocado a cada 2 anos. Fabricante recomenda apenas o serviço de concessionárias autorizadas.
Biz 125
  • A primeira com 1.000 km e as demais a cada 4.000 km;
  • Deve ser feita uma vez por ano se não atingir a quilometragem;
  • 0,7 litro (700 ml) de 10W-30 SJ (Honda SAE 10W-30 SJ JASO MA recomendado pelo fabricante);
  • Limpar tela do filtro de óleo e filtro centrífugo a cada 12.000 km (pular duas trocas de óleo).
CG 125 Cargo/Fan
  • A primeira com 1.000 km e as demais a cada 4.000 km;
  • Deve ser feita uma vez por ano se não atingir a quilometragem;
  • 1 litro de 10W-30 SJ (Honda SAE 10W-30 SJ JASO MA recomendado pelo fabricante);
  • Limpar tela do filtro de óleo a cada 12.000 km (pular duas trocas de óleo).
Fan 150/Titan 150/Bros 150
  • A primeira com 1.000 km e as demais a cada 4.000 km;
  • Deve ser feita uma vez por ano se não atingir a quilometragem;
  • 1 litro de 10W-30 SJ (Honda SAE 10W-30 SJ JASO MA recomendado pelo fabricante);
  • Limpar tela do filtro de óleo a cada 12.000 km (pular duas trocas de óleo).
CB 300R/XRE 300
  • A primeira com 1.000 km e as demais a cada 4.000 km;
  • Deve ser feita uma vez por ano se não atingir a quilometragem;
  • 1,5 litro de 10W-30 SJ (Honda SAE 10W-30 SJ JASO MA recomendado pelo fabricante);
  • Trocar filtro de óleo a cada 12.000 km (pular duas trocas de óleo).
NX 400i Falcon
  • A primeira com 1.000 km e as demais a cada 3.000 km;
  • Deve ser feita uma vez por ano se não atingir a quilometragem;
  • 1,7 litro de 10W-30 SJ (Honda SAE 10W-30 SJ JASO MA recomendado pelo fabricante);
  • Trocar filtro de óleo a cada 6.000 km (pular um troca de óleo).
CB 500F/CB 500R/CB 500X
  • A primeira com 1.000 km e as demais a cada 12.000 km, sempre com substituição de filtro de óleo;
  • Deve ser feita uma vez por ano se não atingir a quilometragem;
  • 2,7 litros de 10W-30 SJ (Honda SAE 10W-30 SJ JASO MA recomendado pelo fabricante).
 

Kawasaki

Ninja 250R
  • A primeira com 1.000 km e as demais a cada 3.000 km;
  • Deve ser feita a cada seis meses se a quilometragem acima não for atingida;
  • 1,6 litro de 10W-40 SG ou superior JASO MA, MA1 ou MA2 com troca de filtro de óleo;
  • Troca de filtro deve ser realizada a cada troca de óleo;
  • 1,3 litro sem troca de filtro.
Ninja 300
  • A primeira com 1.000 km e as demais a cada 3.000 km;
  • Deve ser feita a cada seis meses se a quilometragem acima não for atingida;
  • 2,2 litros de 10W-40 SG ou superior JASO MA, MA1 ou MA2 com troca de filtro de óleo;
  • Troca de filtro deve ser realizada a cada troca de óleo;
  • 2,0 litros sem troca de filtro.
 

Shineray

Phoenix 50/Jet 50/Smart 50/Retro 50/Venice 50/Liberty 50
  • A cada 1.000 km;
  • 0,8 litro (800 ml) de 20W-50 (Lubrax recomendado pelo fabricante).
  • Fabricante não recomenda troca por tempo, mas deve ser feita a cada seis meses, pelo menos, se a quilometragem não for atingida.
Bike 50
  • A cada 1.000 km;
  • 0,7 litro (700 ml) de 20W-50 (Lubrax recomendado pelo fabricante);
  • Fabricante não recomenda troca por tempo, mas deve ser feita a cada seis meses, pelo menos, se a quilometragem não for atingida.
Max 150
  • A cada 1.000 km;
  • 1,1 litro de 20W-50 (Lubrax recomendado pelo fabricante);
  • Fabricante não recomenda troca por tempo, mas deve ser feita a cada seis meses, pelo menos, se a quilometragem não for atingida..
Explorer 150
  • A cada 1.000 km;
  • 1,2 litro de 20W50 (Lubrax recomendado pelo fabricante);
  • Fabricante não recomenda troca por tempo, mas deve ser feita a cada seis meses, pelo menos, se a quilometragem não for atingida..
 

Suzuki

GS120/GSR150i
  • A primeira com 1.000 km e as demais a cada 3.000 km;
  • Deve ser feita a cada seis meses se a quilometragem não for atingida;
  • 1,1 litro de 20W-50 SF ou superior com troca de filtro (Mobil Super Moto 4T 20W-50 ou Mobil Super Moto 4T MX 15W-50 recomendados pelo fabricante);
  • Filtro de óleo: substituir em todas as trocas de óleo;
  • 1,0 litro de óleo sem troca de filtro.
Intruder 125
  • A primeira com 1.000 km e as demais a cada 3.000 km;
  • Deve ser feita a cada seis meses se a quilometragem não for atingida;
  • 0,95 litro (950 ml) de 20W-50 SF ou superior com troca de filtro (Mobil Super Moto 4T 20W-50 ou Mobil Super Moto 4T MX 15W-50 recomendados pelo fabricante);
  • Filtro de óleo: substituir em todas as trocas de óleo;
  • 0,85 litro de óleo sem troca de filtro.
Yes 125
  • A primeira com 1.000 km e as demais a cada 3.000 km;
  • Deve ser feita a cada seis meses se a quilometragem não for atingida;
  • 1,15 litro (1.150 ml) de 20W-50 SF ou superior com troca de filtro (Mobil Super Moto 4T 20W-50 ou Mobil Super Moto 4T MX 15W-50 recomendados pelo fabricante);
  • Filtro de óleo: substituir em todas as trocas de óleo;
  • 1,1 litro de óleo sem troca de filtro.
GSR 125
  • A primeira com 1.000 km e as demais a cada 3.000 km;
  • Deve ser feita a cada seis meses se a quilometragem não for atingida;
  • 1,1 litro de 20W-50 SF ou superior com troca de filtro (Mobil Super Moto 4T 20W-50 ou Mobil Super Moto 4T MX 15W-50 recomendados pelo fabricante);
  • Filtro de óleo: substituir em todas as trocas de óleo;
  • 1,0 litro de óleo sem troca de filtro.
  • Limpar peneira da bomba de óleo aos 1.000 km e a cada 6.000 km (pula uma troca);
Burgman 125i
  • A primeira com 1.000 km e as demais a cada 3.000 km;
  • Deve ser feita a cada seis meses se a quilometragem não for atingida;
  • 1 litro de 20W-50 SF ou superior com troca de filtro (Mobil Super Moto 4T 20W-50 ou Mobil Super Moto 4T MX 15W-50 recomendados pelo fabricante);
  • Filtro de óleo: substituir em todas as trocas de óleo;
  • 0,95 litro (950 ml) de óleo sem troca de filtro;
  • Limpar peneira da bomba de óleo aos 1.000 km e a cada 6.000 km (pula uma troca);
  • Trocar óleo da transmissão a cada 6.000 km. 90 ml de óleo para transmissão SAE90 GL-5 (Mobilube HD-A 85W-90 recomendado pelo fabricante).
Burgman 400
  • A primeira com 1.000 km e as demais a cada 6.000 km;
  • Deve ser feita a cada seis meses se a quilometragem não for atingida;
  • 1,3 litro de 20W-50 SF ou superior com troca de filtro (Mobil Super Moto 4T 20W-50 ou Mobil Super Moto 4T MX 15W-50 recomendados pelo fabricante);
  • Filtro de óleo: substituir em todas as trocas de óleo;
  • 1,2 litro de óleo sem troca de filtro;
  • Trocar óleo da transmissão a cada 6.000 km (180 ml de óleo).


Yamaha

Crypton 115
  • A primeira com 1.000 km e as demais a cada 3.000 km;
  • Deve ser feita a cada seis meses se a quilometragem não for atingida;
  • 0,8 litro (800 ml) de 20W-40 SL ou 20W-50 SL (Yamalube 20W-50 SL JASO MA recomendado pelo fabricante);
  • Filtro de óleo: substituir na primeira troca e a cada 6.000 km (pula uma troca de óleo);
  • Observação: 0,85 litro de óleo com troca de filtro.
YBR 125/XTZ 125
  • A primeira com 1.000 km e as demais a cada 3.000 km;
  • Deve ser feita a cada seis meses se não atingir a quilometragem;
  • 1 litro de 20W-40 SL ou 20W-50 SL (Yamalube 20W-50 SL JASO MA recomendado pelo fabricante).
Fazer 150/Crosser 150
  • A primeira com 1.000 km e as demais a cada 5.000 km;
  • Deve ser feita a cada seis meses se não atingir a quilometragem;
  • 1 litro de 20W-40 SL ou 20W-50 SL (Yamalube 20W-50 SL JASO MA recomendado pelo fabricante);
  • Substituir filtro de óleo na primeira troca e a cada 10.000 km (pula uma troca de óleo);
  • 1,1 litro de óleo com troca de filtro.
Fazer 250/Lander 250/Ténéré 250
  • A primeira com 1.000 km e as demais a cada 5.000 km;
  • Deve ser feita a cada seis meses se não atingir a quilometragem
  • 1,35 litro de 20W-40 SL ou 20W-50 SL (Yamalube 20W-50 SL JASO MA recomendado pelo fabricante);
  • Substituir filtro de óleo na primeira troca e a cada 10.000 km (pula uma troca de óleo);
  • 1,45 litro de óleo com troca de filtro.
[crédito da foto de capa: www.ventbiketech.com]